O projecto Informação e Persuasão na Web, do LabCom,1 definiu como seu
objectivo central estudar os princípios a que terá de obedecer a construção das
páginas Web das instituições de ensino superior públicas portuguesas.
Delineou-se, para a consecução de tal objectivo, uma investigação centrada
nos utilizadores, e que confrontasse estes com as diversas possibilidades
de organização da informação, de modo a apurar as que se revelariam, de
facto, quer como as mais persuasivas, quer como as mais satisfatórias das
necessidades e interesses desses mesmos utilizadores.
Deste modo, a metodologia compreendia duas componentes, uma mais
teórica e outra mais empírica.
Em relação à componente teórica, ela decorria, no essencial, do quadro
do que se tem vindo a chamar a “retórica online”, que procura determinar as
condições e características que a persuasão assume no novo meio que é a Internet,
e em particular na sua componente Web.
Traduziu-se na organização
de múltiplas conferências, seminários e colóquios, com investigadores nacionais
e estrangeiros da área da retórica e da persuasão, bem como na produção
de diversas comunicações, artigos e livros sobre o tema – de que são exemplos
os dois volumes sobre Retórica e Mediatização, um já publicado e o outro em
fase de acabamento.