LOGO

REGIÃO SUL FLUMINENSE RIO DE JANEIRO - CLIQUE NA FOTO PARA BAIRROS NESSA REGIÃOFoto Area

É uma região geográfica do estado brasileiro do Rio de Janeiro, correspondente àquela área fronteiriça aos estados de São Paulo e Minas Gerais. É banhado pelo oceano Atlântico nas cidades de Angra dos Reis e Parati. Segundo a divisão geográfica do IBGE vigente entre 1989 e 2017, o Sul Fluminense era considerado uma mesorregião, composta pelas microrregiões de Vale do Paraíba Fluminense, Barra do Piraí e Baía da Ilha Grande.Em 2017, o IBGE extinguiu as mesorregiões e microrregiões, criando um novo quadro regional brasileiro, com novas divisões geográficas denominadas, respectivamente, regiões geográficas intermediárias e imediatas.Segundo a nova divisão, o Sul Fluminense corresponde parcialmente às regiões geográficas intermediárias de Volta Redonda-Barra Mansa e do Rio de Janeiro. É uma região de razoável contingente populacional, com cerca de 1 milhão de habitantes de acordo com o IBGE (dados de 2010). São componentes dessa região os seguintes municípios: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. A maior cidade desta região é Volta Redonda, com cerca de 260 000 habitantes. Política, administrativa e culturalmente a região Sul Fluminense engloba, também, as regiões de Vassouras e Três Rios.

COSTA VERDE
Costa Verde é o nome dado, a uma faixa de terra que vai do litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do litoral do estado de São Paulo. Engloba os municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Parati no estado do Rio de Janeiro e Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela no estado de São Paulo. O nome é dado devido à expressiva presença de Mata Atlântica que ainda existe nesse trecho do litoral brasileiro. Algumas pessoas consideram que este termo se refere a todo o litoral entre a Baixada Fluminense e a Baixada Santista, incluindo assim os municípios de Bertioga e Guarujá em São Paulo.

A Costa Verde, composta por cinco municípios, atrai os turistas pelas ilhas paradisíacas, praias e enseadas. Na baía de Angra dos Reis está a famosa Ilha Grande, que atrai milhares de turistas interessados em percorrer suas trilhas e aproveitar o mar de águas cristalinas. Angra dos Reis é um paraíso com 365 ilhas e muitas alternativas, tanto para praticar pesca submarina, como para fazer passeios por trilhas mata adentro, onde é possível encontrar cachoeiras e rios. Por tudo isso é imperdível um passeio de barco, uma paradinha no Saco do Céu e um mergulho nas Botinas. Cento e cinquenta quilômetros separam Angra dos Reis da Capital. A viagem demora em torno de três horas. Mangaratiba localizada a apenas 100 km do Rio de Janeiro, o município tem os melhores e mais sofisticados resorts da região. No porto de Mangaratiba os turistas podem alugar barcos e saveiros para um passeio pelas ilhas tropicais. A ilha de Itacuruçá é um passeio à parte. Suas praias encantam os visitantes e no seu interior há um pico de 334 metros de altitude. Apenas duas horas separam o Rio de Janeiro de Mangaratiba.

Em Paraty a principal atração é o centro histórico, que preserva o mais perfeito conjunto arquitetônico colonial brasileiro, tombado como Monumento Histórico Nacional. Cada esquina, cada pedra do calçamento, cada janela colonial, parece que conta uma história secular. Andando pelas ruas com seu casario os visitantes fazem uma viagem de volta aos séculos XVIII e XIX. A cidade fica a 234 km do Rio de Janeiro. A duração do percurso é de aproximadamente 4h15m.