93 Hoje 333.040 Total Geral
Compartilhar
logoartefesta

ENTRETENIMENTO

80 Artigos - Categoria MOTIVAÇAO
56 - OS QUATROS GIGANTES AMOR! MEDO, RAIVA, DEVER.. .
Fonte: Nd
Dizem que há na alma humana quatro gigantes que acompanham a evolução. Três deles colocam obstáculos e apenas um abre todas as portas.

Os três criadores de problemas chamam-se MEDO, IRA E DEVER.

O MEDO é um gigante enraizado profundamente, que se alimenta da necessidade de preservar a vida diante do perigo, mas que se alia com a imaginação e cria neuroses que chegam a paralisar completamente a vida de uma pessoa.

A IRA é um gigante destrutivo, que se alimenta da reação normal de uma pessoa diante do medo, mas por ser normalmente abafado e recalcado acaba criando o ódio, que é uma raiva em conserva, podendo consumir uma pessoa por dentro até matála.

O DEVER é um gigante que entulha o caminho dos humanos com muitas obrigações, podendo esmagá-los com tantas delas que até produz tédio e imobilidade.

Quem poderia abrir todas as portas é o gigante AMOR, mas raramente alguém se utiliza dele.

leia mais
Banner Zuuc
57 - A GAZELA E O LEÃO
Fonte: Nd
Todas as manhãs numa planície da África, uma gazela acorda. Ela sabe que durante o dia deverá correr muito para não ser devorada por um leão.

Todas as manhãs numa planície da África, um leão também acorda. Ele sabe que durante o dia deverá correr muito para poder caçar uma gazela e não morrer de fome.

Não importa se nos dias de hoje você se identifica mais com um leão ou com uma gazela.

O importante é que ao primeiro raio de sol você já esteja correndo.

Ou você corre pra viver, ou a vida corre pra te derrubar.

leia mais
Banner Zuuc
58 - O QUADRO
Fonte: nd
Um homem havia pintado um lindo quadro. No dia de apresentá-lo ao público, convidou todo mundo para vê-lo. Compareceram as autoridades do local, fotógrafos, jornalistas, e muita gente, pois o pintor era muito famoso e um grande artista.

Chegado o momento, tirou-se o pano que velava o quadro. Houve caloroso aplauso. Era uma impressionante figura de Jesus batendo suavemente à porta de uma casa.

O Cristo parecia vivo. Com o ouvido junto à porta, Ele parecia querer ouvir se lá dentro alguém respondia. Houve discursos e elogios. Todos admiravam aquela obra de arte. Um observador curioso porém, achou uma falha no quadro: A porta não tinha fechadura. E foi perguntar ao artista:

— Sua porta não tem fechadura! Como se fará para abri-la?

— É assim mesmo — respondeu o pintor

— Esta é a porta do coração humano. — Só se abre do lado de dentro.

leia mais
Banner Zuuc
59 - A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO.
Fonte: ND
O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo, chama o menino para uma conversa.

Zeca, de oito anos de idade, acompanha-o desconfiado. Antes que seu pai lhe dissesse alguma coisa, fala-lhe irritado:

— Pai, estou com muita raiva. Juca humilhou-me na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ficasse doente, sem poder ir à escola. Desejo-lhe tudo de ruim.

Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho, que continua a reclamar. O pai ouve tudo calado, enquanto caminha até um abrigo, onde guardava um saco cheio de carvão. Leva o saco até o fundo do quintal e o menino acompanha-o, calado. Zeca vê o saco ser aberto e, antes mesmo que pudesse fazer uma pergunta, o pai propõe-lhe algo:

— Filho, faça de conta que aquela camisa branquinha, que está secando no varal, é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, dirigido a ele. Quero que jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois volto para ver como ficou.

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal, com a camisa, estava longe dele e poucos pedaços acertam o alvo. Uma hora se passa e Zeca termina a tarefa.

O pai, que espiava tudo de longe, aproxima-se do menino e pergunta-lhe:

— Filho, como se sente agora?

— Estou cansado, mas alegre, porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa. O pai olha para o filho, que fica sem entender a razão daquela brincadeira e, carinhoso, diz-lhe:

— Venha comigo até meu quarto, quero mostrar-lhe uma coisa.

Zeca acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho, onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Só conseguia enxergar os dentes e os olhos.

O pai, então, fala-lhe ternamente:

— Filho, você viu que a camisa está suja, mas olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.

leia mais
Banner Zuuc
6 - O TRABALHO E A VIDA
Fonte: M. Taniguchi
São duas as causas que freqüentemente nos impedem de sentir a "alegria de trabalhar".

Uma, é a atitude mental de considerar o trabalho como "castigo", "algo que foi imposto", "algo que deve ser feito", em vez de considerá-lo algo que tomamos para nós, porque o queríamos.

Quando nossa mente está dominada pela idéia de obrigatoriedade, mesmo os trabalhos mais interessantes e agradáveis acabam sendo um sacrifício.

Quando não sentimos amor pelo trabalho, torna-se impossível concentrarmo-nos nele, o que vem a se constituir a segunda causa da perda da alegria de trabalhar.

Nada contribui mais para a perda da força vital do que trabalharmos com a mente dispersa, pensando ao mesmo tempo em diversas coisas, em vez de concentrarmos nossa mente naquilo que estamos fazendo.

Um trabalho ao qual dedicarmos nossa alma jamais nos deixará esgotado.

Isto porque, em tal trabalho, quanto mais nos dedicarmos, mais a nossa VIDA se manifestará através dele.

O cansaço nada mais é que o estado decorrente de não conseguirmos manifestar nossa VIDA livre e plenamente através do trabalho.

Se você não gosta de seu trabalho e o executa só porque é seu dever, certamente ficará muito mais cansado do que se trabalhasse com satisfação e com amor.

Se o amor não estiver presente em seu trabalho, a VIDA não estará presente, e consequentemente estaremos nos exaurindo gradativamente.

leia mais
Banner Zuuc