ENTRETENIMENTO
152 Artigos - Categoria COMPORTAMENTO |
47 - CUIDADO! VOCÊ PODE SER MEGALOMANÍACO
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
Megalomania é um transtorno psicológico no qual o doente tem ilusões de grandeza, poder e superioridade, é uma característica do transtorno afetivo bipolar, também se caracteriza pela obsessão em realizar feitos e atos grandiosos.
A superestimação de si mesmo e sua capacidade pessoal é bastante comum na população em geral Ele se torna um transtorno mental, onde a superestimação é semelhante ao delírio de grandeza ou se transforma em delírio de onipotência.
A pessoa muitas vezes se sente megalomaníaco investido de uma missão divina, aspira a se tornar rei.
Ela tende a reduzir tudo a si mesmo com um sentimento imenso de invencibilidade, e invenção de histórias que ela é o "herói".
Megalomania reflecte frequentemente um descontrole emocional.
Segundo os psicanalistas, a megalomania é um sintoma de um ego alargada. Na maioria dos casos pode converter o fato em delírio, com comportamento inconsistente, quando não se traduz automaticamente em ambições fadadas ao fracasso devido à capacidade insuficiente do megalomaníaco pessoa real.
Não faz parte do transtorno da psicopatia, a megalomania é frequentemente encontrada em pacientes idosos que sofrem de demência senil ou mania em uma pessoa Megalomania tem pontos em comum com o bovarysm.
O bovarysm descreve a frustração nascida da culpa entre as aspirações de um indivíduo e sua condição e as suas capacidades reais.
Em linguagem corrente, aqui estão alguns "sinônimos" do prazo de megalomania: Egocentrismo, insensatez, vaidade, arrogância, megalomania, arrogância, a importância, a vaidade, o narcisismo, a ostentação, a presunção, vaidade, pretensão, arrogância, soberba.
CONTINUAR LENDO
![]()
48 - ORGULHO BOM E ORGULHO RUIM
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
Existem dois tipos de orgulho: um orgulho bom e um orgulho ruim O orgulho ruim é um orgulho fútil que praticamente significa manter o nariz em pé por qualquer coisa, mesmo que não existam méritos para isso Esse orgulho é apenas uma das muitas ferramenta de manutenção do ego e está diretamente relacionado à ele Já o orgulho bom é ligado à honra É o orgulho de saber que fez a coisa certa, mesmo que não tenha tirado vantagens com isso ou alcançado algum objetivo.
A sociedade atual apenas se foca no orgulho ruim Até mesmo muitos homens pecam por se encherem deste tipo ruim de orgulho Um exemplo é a mulher que sente orgulho por ser desejada por vários homens ou por poder humilhar uma pessoa É o orgulho de se sentir poderosa por meio de táticas sujas como pisar em alguém para alcançar algum objetivo, rebaixar uma pessoa para sentir que é melhor do que alguém, relativizar todos os erros e dizer que não se arrepende de nada e continuar errando com o nariz em pé, e vários outros exemplos como o orgulho do “jeitinho brasileiro”, de se sentir mais esperto por passar o outro para trás e se dar bem no final.
Já o orgulho bom é aquele que se sente após conquistar honestamente o objetivo É um orgulho bom, completamente ligado à honra Orgulho de viver de forma honrada, orgulho de viver de acordo com valores morais Orgulho por coisas que dispendemos esforços para conquistar Um homem com o orgulho bom se desenvolve porque este tipo de orgulho o convida à ação Este orgulho faz com que ele não aceite ajuda, não peça nada, não se vitimize, pois para tê-lo é necessária a honra O homem com esse orgulho é o que apenas aceita a conquista de seus objetivos por méritos próprios Se não existe honra na forma usada para alcançar os objetivos, então não serve, pois fere o orgulho bom Enquanto o orgulho ruim está no resultado em si, o bom tem como fator chave o caminho percorrido.
Podemos resumir dizendo que o orgulho bom é quase um sinônimo de honra No mínimo a sensação de prazer e recompensa pelos objetivos atingidos por meio das atitudes honradas.
CONTINUAR LENDO
![]()
49 - NARCISISMO
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
Na mitologia grega, Narciso era um jovem bonito e vaidoso que rejeitou os avanços das ninfas Eco e Aminia Aminia, ferida em seu orgulho, amaldiçoou o jovem, desejando que nunca possuísse o objeto de seu amor.
Um dia, Narciso curvou-se para beber água de uma fonte Vendo sua própria face refletida na água, enamorou-se dela Narciso foi tão atraído por sua própria imagem que freqüentemente voltava à fonte para se contemplar Vendo-se na água, procurou abraçar sua própria imagem e afogou-se na tentativa.
Naquele lugar, segundo a lenda, brotou uma nova flor que toma o nome de seu criador infeliz ? Narciso
Foi Freud que acrescentou o termo narcisismo ao vocabulário da psicologia para designar amor à própria imagem e a etapa do desenvolvimento na qual a criança faz do próprio eu o objeto principal de seu amor.
Essas idéias originaram muitos estudos que descrevem e analisam o perfil distinto da personalidade narcisista Segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV) da Associação Psiquiátrica Americana, narcisistas são pessoas arrogantes e convencidas que têm fantasias magníficas sobre si mesmos.
Eles superestimam seu sucesso, precisam ser constantemente admirados e sempre esperam tratamento preferencial Os narcisistas estão convencidos de que merecem mais do que recebem Preocupam-se em ter boa aparência e manter-se jovens Não são sensíveis às necessidades e aos problemas dos outros Com pouca tolerância para crítica, freqüentemente reagem com fúria a ofensas reais ou imaginárias Tendem a ser do sexo feminino mais do que do masculino.
Em suma, os narcisistas focalizam a si mesmos, fascinados com sua personalidade e seu corpo, "com um individualismo atroz que carece de valores morais e sociais e se desinteressa por qualquer questão que não sejam eles mesmos...
Os narcisistas de ambos os sexos exibem orgulhosamente suas curvas atraentes ou seus grandes músculos, gabando-se de suas fantásticas proezas Vemo-los andando pelas ruas vestidos sedutoramente segundo a moda, provocando admiração e inveja.
Vemo-los nas praias exibindo seus corpos maravilhosamente bronzeados Seguem a última moda, gastam muito dinheiro com perfumes e maquiagem, e adotam várias dietas e terapias a fim de serem mais atraentes
Este individualismo centrado em si procura apenas gratificação própria e prazer O desejo de bem-estar e de divertir-se eclipsa tudo o mais Insensibilidade e indiferença dominam a atitude do narcisista para com o resto do mundo e os interesses ou necessidades dos outros.
Importantes questões filosóficas, religiosas, econômicas ou políticas despertam uma curiosidade apenas superficial O que importa é o conforto e uma bela aparência, preservar o nível de vida e gratificar o eu.
Assim o narcisista vive apenas no presente e não se preocupa com o passado ou com o futuro A filosofia de "faça o que lhe dá prazer", "não se preocupe", "seja feliz", "fodam-se os outros" e "divirta-se" torna-se o princípio que lhe governa a vida.
A cultura do narcisismo é a celebração da aparência física, o triunfo do espelho e o culto da própria imagem.
A despeito de seu êxito, o narcisismo tem um componente trágico que não pode ser olvidado ? a maldição de Aminia: a incapacidade de amar outra pessoa.
Os narcisistas estão enamorados do espelho, procurando descobrir sua própria imagem nos outros Estão condenados à insatisfação perpétua.
A vida para eles é uma experiência absurda que os deixa com um vazio interior e os faz sofrer; tal é "a estratégia vazia" do narcisismo.
O drama de Narciso, a ausência de sentimento e transcendência, inexoravelmente, condena a pessoa à solidão e à auto-destruição.
O mito é implacável e fatal Parece não haver solução possível.
CONTINUAR LENDO
![]()
51 - PRIMEIRO DE ABRIL
Fonte: Wikipédia clique na foto para exibir
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa É claro que, no início, a confusão foi geral, de vez que os meios de comunicação ainda eram inexistentes Não havia rádio, nem mesmo o jornal, pois a invenção da imprensa, por Gutenberg, só aconteceu muitos anos depois.
Antes de Carlos IX determinar que o dia primeiro de janeiro fosse o começo do ano, este tinha início no dia primeiro de abril, o que resultou ficar conhecido como o Dia da Mentira por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilaridade.
Surgiram, então, as brincadeiras (que os franceses denominavam de plaisanteries) em todo o mundo, como a da carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: “Hoje é primeiro de abril Mande este burro pra onde ele quiser ir“.
Seria um nunca acabar se fossem, aqui, relacionadas as brincadeiras referentes ao primeiro de abril Até mesmo eram distribuídas cartas convidando amigos para assistirem ao enlace matrimonial de pessoas que nem sequer se conheciam, mencionando a igreja, o dia e a hora em que seria celebrado o suposto casamento.
Vejamos alguns primeiros de abril pregados pela imprensa mundial, conforme relata a revista Isto é, de São Paulo, n11 1488, edição de 8 de abril de 1998.
1) “A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões 0 anúncio do negócio fora feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela Deu no jornal Star, de Johannesburgo.
2) A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima.
3) A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa Para tanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Times.
4) Diego Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã Deu nos principais jornais vietnamitas.
5) Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana.”.
CONTINUAR LENDO
![]()
52 - O PERIGO DO AR CONDICIONADO
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
Até que ponto o ar condicionado é um elemento que garante o conforto e a tranqüilidade de quem passa horas confinado em ambientes fechados ou representa uma fonte de problemas para a saúde?
CONTINUAR LENDO
Quem responde à questão é o alergologista Paulo Serpa De acordo com ele, uma central de ar refrigerado e ventilação, quando mal conservada, pode funcionar como uma estufa para a criação e proliferação de vírus, bactérias, fungos, ácaros e insetos causadores de danos graves ao sistema respiratório "Muitas doenças e problemas alérgicos são desencadeados em decorrência da má qualidade do ar propiciada pela falta de manutenção periódica de equipamentos e dutos", diz o médico. O alerta se torna ainda mais oportuno à medida que se verificam as estimativas de que, hoje, 45% da população mundial sofre de alergias respiratórias, sendo quase a metade das doenças originadas em locais condicionados No Brasil, pesquisas indicam que em 80% das áreas fechadas das edificações com idade superior a cinco anos o ar está em más condições para ser absorvido pelo organismo humano. Por serem lugares públicos de intensa movimentação, shoppings centers, cinemas, hospitais e metrôs merecem uma maior atenção no quesito qualidade do ar Nesses locais o nível de poluentes quase sempre está acima do recomendado. Segundo os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), o volume de fungos aceitável em ambientes fechados é de 500 ufes (unidades formadoras de colônia) por metro cúbico No entanto, a maior parte dos escritórios e estabelecimentos refrigerados do País ainda concorre com a poluição presente nas ruas das grandes metrópoles. Apesar dos males que pode gerar, a exemplo de irritação de olhos, nariz e garganta, fadiga, tonturas, dores de cabeça, asma e conseqüente comprometimento do bem estar e produtividade no trabalho, a preocupação com a pureza do ar nas áreas refrigeradas é relativamente recente no Brasil. Para se ter uma idéia, só após a morte do ministro Sérgio Motta - vítima de um processo infeccioso desencadeado por uma bactéria alojada no ar refrigerado do ministério - é que se acelerou a aprovação de uma portaria que regulamenta a fiscalização e conservação de equipamentos de ar condicionado. Em vigor desde março de 1999, a portaria 3523 estabelece uma média de 750 ufes por metro cúbico de ar para locais refrigerados, estando os que ultrapassarem esse limite de fungos sujeitos a multas calculadas entre RS 2 mil e R$ 200 mil "A manutenção periódica das centrais de ar condicionado, que inclui a substituição de filtros saturados, limpeza interna dos dutos, das bandejas coletoras e das serpentinas é a única forma de manter o ar respirável", revela Serpa. Para o coordenador do curso de refrigeração do Centro Federal de Educação Tecnológica, Péricles Araquan, um dos pontos fundamentais da nova lei é que ela cria obrigações específicas em torno da manutenção dos sistemas de condicionamento de ar "Antes havia o hábito de se fazer o conserto mecânico e a limpeza apenas do aparelho Agora, o importante é a conservação sanitária dos dutos, onde se acumula a maior parcela de sujeira", explica. MANUTENÇÃO JÁ - Outro aspecto positivo proporcionado pela portaria é o de que as empresas especializadas em limpeza de grandes centrais estão desenvolvendo uma série de técnicas e produtos no sentido de garantir a qualidade do ar nos interiores Atitude esta partilhada pelos fabricantes que começam a adequar os aparelhos de ar condicionado às novas exigências. "É necessário, por um lado, cobrança por parte das pessoas nos ambientes públicos e, por outro, consciência na hora de realizarem a manutenção de seus próprios condicionadores domésticos", diz José Ambrósio, especialista em limpeza de sistemas de ventilação em ar condicionado Na opinião dele, o que se realiza atualmente nessa área é um procedimento corretivo, uma vez que as taxas de poluição são extremamente altas, precisando ser controladas "O ideal é que, dentro de alguns anos, faça-se uma espécie de manutenção preventiva, evitando qualquer risco ao sistema respiratório", afirma. Procurar manter os ambientes de casa e do trabalho sempre bem arejados também ajuda "O ar fresco pode reduzir a quantidade de alergenos Sempre que possível abra as janelas e deixe o ar circular", ensina Paulo Serpa. ![]() |