ENTRETENIMENTO
152 Artigos - Categoria NOSTALGIA |
84 - REFRIGERADORES CLIMAX
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
![]() ![]()
As Industrias Pereira Lopes começou no ramo de refrigeradores em 1942 comprando peças importadas e montando no Brasil, já no ano seguinte em 1943 a fabrica mudou-se para São Carlos interior de São Paulo sendo uma das primeiras empresas que sairam da capital São Paulo para o interior.
CONTINUAR LENDO
Em 1948 a familia Pereira Lopes passa a adotar o nome para seus refrigeradores de Climax, neste mesmo período seus produtos passam a ter uma boa porcentagem de nacionalização, após 20 anos as Industrias Pereira Lopes fazem sua primeira fusão em 1968, comprando a marca Ibesa (Industria Brasileira de Embalagens S A) que tinha sua fabrica no bairro da Pompeia em São Paulo, com isto o nome da empresa muda para Pereira Lopes Ibesa Industria e Comércio S A Somente em 1983 pela segunda vez a empresa muda de nome e começa a ser chamada de Climax Industria e Comércio S A, mesmo com a marca indo bem em Junho de 1994 a familia Pereira Lopes decide vender a marca Climax para a Refrigeradores Paraná S A, que troca o nome Climax pela terceira e ultima vez para a sua representante na época que era a Prosdocimo. ![]()
85 - FOGÃO DÉCADA DE 1970
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
![]() ![]() ![]()
Durante as três decadas de 1960, 1970 e 1980 existiu no Brasil um tipo de fogão diferente do que usamos atualmente, estes fogões não possuiam estufa (parte que fica embaixo do forno), e em seu lugar, existia uma espécie de pé fabricado com ferro que deixava o restante do fogão suspenso sem contato com o chão.
CONTINUAR LENDO
Este tipo de fogão passava a idéia de portatil, pois não possuia estufa sendo mais leve e mais fácil de carregar fazendo com que fosse bastante comum em sítios, casas na praia ou até mesmo pessoas que mudavam com frequência de endereço, alem disso eram bastante duraveis já que não havia contato direto do gabinete do fogão com o chão sendo muito mais díficil de enferrujar, problema no qual é cada vez mais comum nos fogões fabricados atualmente. Algo que também facilitava em muito na cozinha era o fato de que não era necessário arrastar o fogão para limpar embaixo, apesar de todas essas qualidades a fabricação deste tipo de fogão foi descontinuada no final da decada de 1980, sendo que uma decada antes nos anos 70 estes fogões chegaram ao máximo de sua fabricação representados por empresas fortes no mercado, a antiga Semer, Continental e Brastemp. ![]()
86 - GRAVADORES DE FITA K7
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
![]()
No final da década de 1960 começaram a aparecer as primeiras fitas k7 no Brasil, iniciando assim a comercialização de aparelhos para sua reprodução, mas neste período eram muito caros e inacessíveis pois alem de serem novidades eram importados do Japão.
CONTINUAR LENDO
Somente na década de 1970 as fitas k7 passaram a ser produzidas no Brasil como também alguns de seus aparelhos para reprodução, alem dos rádios gravadores também eram produzidos apenas o aparelho toca fitas, chamados popularmente de gravador de mesa ou gravador portátil, sendo este ultimo nome porque em sua maioria possuíam uma capa de couro que alem de proteger o aparelho também servia para transporte. Este aparelho alem de reproduzir fitas K7, gravava discos por meio de um cabo ligado em uma vitrola, como também, gravava vozes por meio de um microfone ligado no próprio aparelho. Durante a década de 1970 até o final da década de 1980, varias marcas que em sua grande maioria eram japonesas foram comercializadas no mercado brasileiro, como Aiko, CCE (em meados da década de 1970), Evadim (também Mitsubishi), Mitsubishi (em meados da década de 1970), National Panasonic (que em aproximadamente 1986, passou a ser apenas Panasonic), Orion (Importada do Japão), Philips, Sanyo, Sharp entre outras. ![]()
87 - RÁDIOS PORTÁTEIS PHILCO FORD
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
![]() ![]() ![]()
A marca teve origem nos Estados Unidos, quando a indústria Ford Motor Company comprou a indústria Philco em 1961, a partir dai todos os produtos deveriam ser chamados mundialmente de Philco Ford.
CONTINUAR LENDO
Durante os anos 60 e 70 a marca Philco Ford foi muito forte em território nacional, seus produtos eram de grande qualidade apesar das dificudades de se fabricar produtos eletrônicos no Brasil, na década de 80 a marca foi absorvida pela Philips e atualmente possui o nome de Britania. Neste mesmo periodo existia em território nacional uma certa preferência por produtos portáteis, nos quais a Philco Ford fabricava uma grande gama de aparelhos desse porte que eram desde pequenos rádios até aparelhos de televisão. ![]()
88 - CREME DENTAL KOLINOS
Fonte: Wikipedia clique na foto para exibir
![]()
Durante os anos 60 a fabricante de creme dental Kolynos de maneira experimental começa a concientizar as pessoas sobre a importância da limpeza bocal, para isto, lança a promoção em que a pessoa compra o creme dental e leva uma escova de dentes da mesma marca algo que parece elementar, mas que a maioria da população não tinha um acesso direto. O Produto mudou de nome passou a se chamado atualmente de Sorriso que mantem até o mesmo formato das propagandas antigas da Kolynos)
CONTINUAR LENDO
![]() |